sábado, 13 de setembro de 2008

PORQUE O SOL E A LUA PARECEM SER MAIORES NO HORIZONTE?

Quando se observa o Sol ou a Lua na linha do horizonte é possível comparar o seu tamanho com outros pontos de referência mensuráveis, como uma estrada ou um prédio. Quando estão a pino, no alto do céu, não é possível mensurar as distâncias.E Por que è que às vezes, a Lua fica alaranjada,? Quando a Lua, ou algum outro objecto, está muito próxima do horizonte, pode observar-se o fenómeno do avermelhamento. Isso ocorre porque próximo ao horizonte a atmosfera é mais densa e absorve diversos comprimentos de onda da luz (diversas cores), menos a vermelha. Daí a tonalidade avermelhada do objecto (de vez em quando uma tonalidade amarela ou laranja), que é percebida no pôr do Sol.

FATOS CURIOSOS

O “Mar da tranquilidade” na Lua, é mais profundo que a altitude da maior montanha na Terra.Adolf Hitler foi eleito o “homem do ano” em 1938...

As cores amarela, vermelho e laranja são utilizadas em restaurantes de fast-food porque estimulam o apetite...

O país de Andorra tem zero por cento de desemprego.Se retirássemos todo o sal dos oceanos, esse sal daria para cobrir todos os continentes da Terra com uma camada até 1,3 metros..

Uma só árvore consegue filtrar 27 kg de partículas poluentes na atmosfera, por ano..( Repare na falta que nos faz cada árvore que é abatida).

O seu cérebro é 80% de água.Morihei Ueshiba, que criou o Aikido, um dia derrotou um adversário usando apenas um dedo.

A cada 30 segundos, alguém se divorcia no Mundo.

Existem cerca de 6800 linguagens no mundo..

A abelha do mel bate as suas asas 11500 vezes por minuto..

O mel é o unico alimento que não se estraga, arqueólogos encontraram mel em algumas tumbas de faraós, provaram, e não tinha gosto de estragado...

O maior ser vivo na Terra é um cogumelo em Oregon, debaixo da terra encontra-se o cogumelo, os pequeninos “cogumelos” á superfície são apenas extremidades das raízes da “cabeça” do cogumelo subterrânea com 5,6 km de diâmetro..

QUAL A MAIOR TEMPERATURA QUE O CORPO HUMANO AGUENTA?

A busca pela maior temperatura suportada pelo corpo humano iniciou-se no século XVIII, por meio do médico inglês Charles Blagden, e de uma forma não muito comum: Sr. Blagen resolveu entrar num cómodo aquecido a 105°C, tendo conseguido permanecer no local por 15 minutos. Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exacta temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas. Nesse sentido, quando o ar está seco, podemos suportar maiores temperaturas, uma vez que o suor rouba calor do corpo e evapora. Já quando o ar está úmido, qualquer temperatura acima dos 40ºC pode tornar-se insuportável, pois o mesmo não encontra condições de evaporar e amenizar a temperatura do corpo.

PORQUE A FERRADURA É SINAL DE SORTE?

Há registos de que esse objeto já era considerado um amuleto poderoso desde a Grécia Antiga. Primeiro porque era feito de ferro, elementos que os gregos acreditavam proteger contra todo mal.Além disso, o seu formato lembrava a Lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Os cristãos europeus, por sua vez, creditam a sua origem a São Dunstan de Canterbury (924-988), monge e arcebispo inglês conhecido como Grande estudioso da metalurgia.Segundo a lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demónio e somente as retirou depois de ouvir a promessa de que ele, o tinhoso, nunca mais se aproximaria do objecto.

PLANETA MERCURIO ESTA ENCOLHENDO...

O menor planeta do sistema solar está encolhendo em um ritmo inesperado. Quando a sonda da NASA Mariner 10 sobrevoou o planeta em 1974 e 1975, retornou imagens de penhascos ‘escarpados’ que cortam todos os tipos de formações geológicas. Isso sugeriu que a superfície do planeta estava contraindo-se.

Agora, imagens da superfície de Mercúrio feitas pela nave Messenger confirmam que a crosta parece ter-se espremido. Na realidade parece que o planeta encolheu mais do que se pensava anteriormente e ainda pode estar encolhendo. Para que tal encolhimento ocorra, Mercúrio de ter um centro líquido que está se arrefecendo e contraindo com o tempo.
Estudos futuros poderão ajudar a datar os escarpados para revelar se o encolhimento de Mercúrio já cessou.

ESPIRRAR OLHANDO PARA A LUZ

É facto.
Quando estamos com vontade de espirrar e olhamos para o sol ou para uma lâmpada, espirramos com muito mais facilidade. Mas por que motivo isso acontece? Na verdade, não existe uma explicação totalmente aceite para isso, no entanto, a hipótese mais aceite é a que relaciona esse feito com o chamado reflexo cruzado. Segundo alguns especialistas, nós espirramos quando olhamos para a claridade devido ao facto das mensagens visuais enviadas para o nosso cérebro passarem muito próximas daquelas enviadas pelo nervo olfactivo e pelo trigémeo, que
comanda a contracção dos nervos da mucosa nasal, estimulando assim, o mecanismo
do espirro.

MITOS DO NOSSO COTIDIANO... VERDADE OU MENTIRA?

O ARROZ NÃO DEIXA O SALEIRO ENTUPIR

Verdade - Em dias ou ambientes úmidos, o arroz ou feijão têm a capacidade de absorver a umidade do ar, impedindo que o sal fique molhado e não passe pelos furos do saleiro.

O AÇUCAR AJUDA ACONSERVAR MELHOR O PÃO

Verdade - Uma das capacidades do açúcar é reter a água das massas. Esse processo prolonga a maciez do miolo, prolonga sua conservação, evitando que o pão fique duro rapidamente.

PASSAR ALIANÇA NO OLHO CURA O TERÇOL

Em termos - O terçol é uma inflamação em glândulas na pálpebra que produzem gordura. A melhor maneira de eliminar a inflamação é fazer uma compressa quente. Esfregar uma aliança na mão e colocá-la na área inflamada funciona como se fosse a compressa, só que de maneira muito menor. Mas, usar uma gaze ou um algodão é, segundo os médicos, mais higiênico e muito mais rápido.

TOMAR UM SUSTO ACABA COM O SOLUÇO

Verdade - O soluço acontece quando a glote se fecha por causa de espasmos na respiração e, ao mesmo tempo, o diafragma se contrai. Por isso, medidas que possibilitem que o diafragma volte a funcionar normalmente são eficazes. Tomar um susto libera uma substância chamada adrenalina, que inibe a contração do diafragma, regulariza seu funcionamento e acaba com o soluço. Respirar em um saco de papel, tomar água com nariz tampado e ficar sem respirar aumentam o nível de gás carbônico no sangue e também colocam o diafragma nos eixos, acabando com o problema.

PASSAR ÁLCOOL AJUDA A PASSAR A DOR DE GARGANTA

Falso - Não há qualquer indício clínico que um lenço embebido em álcool ajude na cura de uma dor de garganta. O aquecimento da região por causa do álcool provoca uma sensação de bem estar provisória, que pode acabar sendo associada à cura dos sintomas. Além disso, o lenço com uma alta concentração de álcool pode causar intoxicação e queimaduras na pele.

O CHICLETE DEMORA 7 ANOS PARA SER DIGERIDO

Falso - O chiclete é digerido pelo estômago e pelos intestinos assim que é engolido, como qualquer alimento. Não demora mais tempo nem gruda em algum órgão do corpo, provocando a morte, como outro mito costuma afirmar.

ANIMAIS PODEM PREVER DESASTRES NATURAIS

Verdade - Os animais podem prever desastres, pois têm mais sensibilidade auditiva e de percepção de pressão. No caso de um terremoto ou de um maremoto, por exemplo, os animais conseguem sentir a pressão diferente do habitual, e são capazes de captar os sinais eletromagnéticos que as rochas produzem ao se romperem. Outro fator que deixa os animais à frente dos seres humanos na previsão de desastres é sua audição. Os seres humanos captam ondas sonoras entre 1 mil e 4 mil ciclos por segundo (cps). Os homens não são capazes de escutar nada acima de 20 mil CPS. Cães e gatos, no entanto, são capazes de ouvir até 60 mil CPS, enquanto ratos, golfinhos e baleias chegam a 100 mil.

CANJA DA GALINHA AJUDA A CURAR A GRIPE

Verdade - A canja de galinha é servida a pessoas com gripes e resfriados por causa de dois elementos: a combinação do calor com um tipo de aminoácido da carne de galinha. O calor é importante para auxiliar na expectoração do muco. O aminoácido, chamado cisteína, liberado da carne quando cozida, faz com que o muco se torne menos espesso, e acaba agindo da mesma maneira que os xaropes descongestionantes.

FILHOS DE FAMOSOS COM NOMES ESTRANHOS, BEM ESTRANHOS...

Confira como algumas celebridades batizaram seus filhos:

Apple (maçã) filha da atriz Gwyneth Paltrow

Blue Angel (anjo azul) filha do músico The Edge, que faz parte da banda U2

Seven (sete) filha da cantora Erykah Badu

Scout (escoteira) filha da atriz Demi Moore e do ator Bruce Willis

August Anna (agosto Ana) filho do cantor Garth Brooks

Lily-Rose Melody (lírio rosa melodia) filha do ator Johnny Depp

Denim (nome de um tipo de tecido grosseiro) filhos da cantora Toni Braxton

Prince Michael (príncipe Michael), Prince Michael II (príncipe Michael II) e Paris Michael filhos
do cantor Michael Jackson

Pilot Inspektor (piloto inspetor) filho do ator Jason Lee

Tu Morrow (mesma pronúncia de tomorrow, que quer dizer amanhã) filho do ator Rob Morrow

Audio Science (audio ciência) filho da atriz Shannyn Sossamon

Moon Unit (unidade da Lua) filha do cantor Frank Zappa

Heavenly Hirani Tiger Lily (celestial lírio tigrino) e Peaches Honeyblossom (pêssegos flor de mel) filhas da apresentadora de TV Pauta Yates

Zowie Bowie filho do músico David Bowie

Banjo (nome de um instrumento musical) filho da atriz Rachel Griffiths

Romeo (Romeu) e Brooklyn (nome de um bairro de Nova York, EUA) filhos do jogador David Beckham

Lyric (letra) filha do ator Robby Benson

Kyd (criança) filho do ator David Duchovny e da atriz Tea Leoni

Freedom (liberdade) filho do ator Ving Rhames

Jermajesty ("jermajestade") filho do músico Jermaine Jackson

Deva - filha da atriz italiana Monica Bellucci

Kal-El (o nome kryptoniano do Superhomem) - filho do ator Nicolas Cage

domingo, 7 de setembro de 2008

OS BRASILEIROS ANTES DA FAMA \/

________________________________________________
Agildo Ribeiro
telefonista
________________________________________________
Ailton Graça
camelô e cobrador de ônibus
________________________________________________
Alessandra Scatena
vendedora de cosméticos
________________________________________________
Alexandre Pires
funcionário de lavanderia
________________________________________________
Ângela Maria
inspetora numa fábrica de lâmpadas
________________________________________________
Angelina Muniz
secretária, balconista, embaladora de sabonete e vendedora
de óculos

Ary Fontoura
cantor de churrascaria
________________________________________________
Beatriz Segall
professora de francês
________________________________________________
Carlos Manga
bancário
________________________________________________
Carolina Ferraz
professora de dança
________________________________________________
Chico Buarque
topógrafo
________________________________________________
Cláudia Jimenez
professora de jardim de infância
________________________________________________
Cláudio Heinrich
paquito
________________________________________________
Cláudio Marzo
office-boy
________________________________________________
Cristina Pereira
vendedora de enciclopédia
________________________________________________
Débora Rodrigues
frentista, motorista de ônibus e caminhão
________________________________________________
Dedê Santana
trapezista, engraxate, verdureiro e ajudante de mecânico
________________________________________________
Dina Sfat
datilógrafa num laboratório de análises clínicas
________________________________________________
Edson Celulari
corretor de imóveis
________________________________________________
Eliane Giardini
telefonista
________________________________________________
Elke Maravilha
bibliotecária e professora de latim
________________________________________________
Elza Soares
operária numa fábrica de sabão
________________________________________________
Erasmo Carlos
office-boy, vendedor e porteiro
________________________________________________
Eva Wilma
bailarina clássica
________________________________________________
Fábio Júnior
entregador de jornal
________________________________________________
Falcão
arquiteto
________________________________________________
Flávio Migliaccio
vendedor de chuchu, engraxate, pedreiro e metalúrgico
________________________________________________
Floriano Peixoto
repórter
________________________________________________
Françoise Forton
bailarina
________________________________________________
Francisco Cuoco
feirante
________________________________________________
Gal Costa
vendedora de discos
________________________________________________
Gerald Thomas
motorista de ambulância
________________________________________________
Glória Maria
telefonista
________________________________________________
Gretchen
tradutora
________________________________________________
Guilherme Karan
crooner da banda Trepa no Coqueiro
________________________________________________
Hugo Carvana
contínuo
________________________________________________
Ivone Lara
enfermeira
________________________________________________
Ivete Sangalo
vendedora de marmitas
________________________________________________
Jair Rodrigues
alfaiate
________________________________________________
Jamelão
alfaiate
________________________________________________
Jerry Adriani
office-boy
________________________________________________
Jonas Mello
vendedor de croquetes e feirante
________________________________________________
Juca de Oliveira
sapateiro, auxiliar de farmácia, marceneiro, entregador de pão e
chofer de caminhão
________________________________________________
Katia D’Angelo
instrumentadora cirúrgica
________________________________________________
Leandro e Leonardo
lavradores
________________________________________________
Leila Diniz
professora de jardim de infância
________________________________________________
Leonardo Vilar
alfaiate
________________________________________________
Luciano (cantor)
engraxate e vendedor de mexerica
________________________________________________
Luíza Brunet
babá
________________________________________________
Marcelo D2
camelô, office-boy, porteiro, faxineiro, vendedor de loja de móveis
e entregador de jornal
________________________________________________
Marco Ricca
office-boy, garçom e professor de História
________________________________________________
Maria Ceiça
funcionária da Light
________________________________________________
Maria Zilda
vendedora de roupas
________________________________________________
Mílton Nascimento
datilógrafo
________________________________________________
Monica Buonfiglio
empregada doméstica e vendedora de cocada na praia
________________________________________________
Moreira da Silva
motorista de táxi e de ambulância
________________________________________________
Nelson Gonçalves
engraxate, carregador de troncos de madeira, polidor de metais,
garçom e lutador de boxe
________________________________________________
Ney Matogrosso
trabalhou na polícia da Aeronáutica, fez biópsias, cuidou de crianças
doentes e vendeu artesanato
________________________________________________
Nicole Puzzi
enfermeira
________________________________________________
Oscar Magrini
professor de Educação Física e dono de locadora de vídeo
________________________________________________
Otávio Augusto
disc-jóquei
________________________________________________
Renato Aragão
advogado e funcionário do Banco do Nordeste
________________________________________________
Renato Russo
professor de inglês
________________________________________________
Roberto Carlos
auxiliar administrativo do Ministério da Fazenda
________________________________________________
Ronald Golias
ajudante de alfaiate e aqualouco
________________________________________________
Rubem Fonseca
delegado de polícia
________________________________________________
Shirley Mallmann
funcionária de uma fábrica de sapatos
________________________________________________
Sílvio de Abreu
vendedor de discos
________________________________________________
Tom Jobim
pianista de casas noturnas
________________________________________________
Vinny
empacotador de supermercado
________________________________________________
Waldick Soriano
motorista de caminhão e garimpeiro
________________________________________________
Zé Ramalho
carregador de caixas de cerveja e condutor de cadeira de rodas
________________________________________________
Zeca Pagodinho
apontador de jogo do bicho
________________________________________________
Zezé di Camargo
vaqueiro
________________________________________________
Zezé Polessa
Médica
________________________________________________

MUNDO ANIMAL

Alemanha

Em outubro de 2001, o fazendeiro alemão Herrmann Joseg Becker resolveu unir duas coisas que detesta para resolver um problema: porcos selvagens e a cantora Britney Spears. Sempre que os porcos invadiam suas terras, ele colocava discos da cantora em alto volume. Segundo o jornal Daily Record, ao ouvir a música Oops! I did it again, os animais fugiam rapidinho. ?Antes a música que os porcos?, disse o fazendeiro.

Canadá

Segundo o jornal The Sun, uma senhora canadense foi passear usando um casaco de pele e um esquilo a atacou. O bichinho pulou no ombro dela e se agarrou ao casaco. Quando ela pensou estar livre, o esquilo agarrou sua perna. A mulher ficou muito assustada e disse que as pessoas não deveriam tratar esquilos como animais de estimação para evitar esse tipo de ataque.

Chile

Em maio de 2001, o cachorro vira-lata Chocolate, que vivia na cidade de Punta Arenas, no Chile, recebeu um enterro luxuoso depois de morrer assassinado. O corpo do animal foi encontrado com uma facada e a população ficou comovida com o acontecimento. A organização União de Defesa do Direito Animal se encarregou do enterro, que tinha um caixão coberto por uma bandeira com o desenho de um cachorro. Um homem riu ao saber quem era o morto, foi espancado e acabou no hospital.

China

Em 2005, a chimpanzé fêmea Ai Ai, do Zôo de Xian, conseguiu parar de fumar após 16 anos de vício. Os funcionário do Zôo elaboraram um plano especial para fazê-la deixar o cigarro de lado, que incluía um passeio depois do café da manhã, música pop depois do almoço e ginástica à noite. Ai Ai começou a fumar depois da morte de seu primeiro "marido", em 1989.

Colômbia

A polícia prendeu um macaco ladrão em Bogotá. O animal havia sido tirado do zoológico da cidade e treinado para roubar bolsas e carteiras de todos aqueles que paravam para acariciá-lo. Em recompensa, recebia bananas.

Dinamarca

Uma dinamarquesa de 83 anos deixou uma herança de 60 mil dólares para 6 chimpanzés do zoológico de Copenhague, na Dinamarca. Ela costumava levar a filha, que tinha uma rara doença mental, para visitar os macacos, e jamais esqueceu a alegria que os animais proporcionaram para a menina em seu último ano de vida. Por isso, decidiu deixar-lhes a fortuna.

Polônia

Uma cegonha míope que voava pelos céus de Varsóvia bateu de frente com um painel que tinha a imagem de uma outra ave. A cegonha machucou uma das asas e foi levada para o zoológico da cidade.

Suécia

A notícia saiu na edição de 24 de julho de 2001 do jornal Dagens Nyheter. O cachorro Tassila comeu o equivalente a R$ 250,00 de sua dona, a sueca Gunilla Gonon-Sabelstrom. Ela recuperou o valor esperando o animal defecar tudo e disse que as notas estavam bem conservadas.

Zâmbia

Segundo a agência de notícias Reuters, um bebê foi engolido por uma cobra minutos após ter nascido no país. A mãe entrou em trabalho de parto quando estava indo trabalhar no campo e não conseguiu voltar para casa a tempo. Pariu sozinha e quando se recuperou do parto e foi pegar o bebê, viu que uma cobra que estava ao seu lado já tinha engolido quase todo o corpo da criança. Assustada, a mulher correu para casa para pedir ajuda, mas quando voltou não encontrou a cobra.

INVENTOS DE GUERRA:

Jipe

O exército norte-americano deu as especificações para a confecção do veículo, que é leve e resistente. Desenvolvido para ficar abaixo da linha de artilharia.

Internet

A corrida espacial e a Guerra Fria entre EUA e União Soviética foram as principais motivações para a criação da rede mundial de computadores.

Sonar

O aparelho, que emite ondas ultra-sônicas capazes de localizar objetos na água, foi utilizada largamente na Primeira Guerra Mundial para detectar submarinos em combate.

Microondas

Foi durante as pesquisas de melhoria nos sistemas de radares da Segunda Guerra Mundial que descobriu-se a capacidade das microondas de produzir calor.

Fibras sintéticas

Utilizadas nos campos de batalha, principalmente por sua resistência e maleabilidade. Produziu-se tendas, cordas e páraquedas com o material.

Microfilme

Renée Drago criou a película em 1857, durante a guerra franco-prussiana.

QUANTO LIXO TEM EM VOLTA DA TERRA?

Cerca de 330 milhões de objetos maiores do que 1 milímetro. Desse total, 11 mil têm dimensão superior a 10 centímetros. O lixo espacial é composto de partes de foguetes e peças ejetadas, como pedaços de lançamentos abandonados e satélites que chegaram ao fim de sua vida útil. À medida que colidem uns contra os outros, vão se fragmentando e aumentando ainda mais o número de detritos. Esse lixão todo é monitorado pelas agências espaciais americana e russa por meio de radares e telescópios. O problema é que boa parte da sujeira acaba, um dia, voltando para a superfície terrestre. Entre 1999 e 2003, fomos “bombardeados” por cerca de 840 toneladas de detritos, do mesmo tipo do laboratório Skylab da Nasa, a agência espacial americana, que pesava 77 toneladas e caiu em 1979 no oceano Índico e na porção ocidental da Austrália. A estação espacial russa MIR, de 120 toneladas, também retornou ao planeta, mas sua queda no sul do oceano Pacífico foi controlada.

12 COISAS PARA FAZER SEM COMPUTADOR OU TELEVISÃO!

1. Tomar banho à luz de velas:

Aproveite para acompanhar a ducha com uma música bem climão. Sugiro “Take You Praise”, de Camille Yarbrough, ou “There’s an End”, do Greenhornes.

2. Dançar:

Aproveita o climão que a Camille criou no banho e saia dançando. Pelado ou vestido. Rápido ou devagar. Com uma colher de pau para dublar ou só curtindo. Parece coisa de gente louca, e talvez seja, mas é tão libertador!

3. Se olhar no espelho:

Como diz o REM em “At My Most Beautiful”, conte seus cílios. Olhe as pintinhas. Faça caretas. E tranque a porta, para ninguém achar que você ficou pinel.

4. Desenhar:

Nem todo mundo sabe fazer bem, mas garanto que não há quem não goste de pintar rios, árvores, bichinhos ou mandalas com giz ou lápis de cor (mesmo que eles não se pareçam com rios, árvores, bichinhos ou mandalas, dependendo da sua habilidade).

5. Olhar as figuras do piso, da parede ou do teto:

Aqui em casa tem várias flores no piso da cozinha. Na sua casa deve ter um monte de coisas também.

6. Confessar alguma coisa:

Esqueça o padre, melhor deste item é confessar alguma coisa para você mesmo, tipo “ok, eu sinto prazer em atormentar meu irmão” ou “tá, eu comi aquele chocolate de gula”.

7. Escrever uma carta:

Se você ainda tem aquela pasta de papéis de carta guardada, melhor ainda: sugiro usá-los todos, sem dó, antes que as traças comam.

8. Ler na cama fazendo cabaninha com lanterna:

Sabe aquela cena tradicional de filme com criancinhas de orfanato, quando a instituição apaga as luzes e resta aos pobres improvisar para continuar a leitura sem bronca? Tenho a maior vontade. Mas preciso comprar uma lanterna.

9. Dar alguma coisa de que você goste muito:

Doar roupas velhas é fácil. Agora, quero ver se desfazer da bolsa linda que sua mãe acha o máximo ou da camiseta nova que serve direitinho no seu pai.

10. Fazer uma coisa maluca:

Tipo tocar no apartamento do vizinho e se convidar para jantar porque o cheiro estava muito bom. E depois mandar flores e um cartão agradecendo.

11. Fazer uma coisa chata:

Pega o telefone a-go-ra e marca aquela consulta que você tá enrolando para ir há tempos.

12. Andar até encontrar... ...

Uma flor vermelha. Uma criança de boné. Um cachorro caramelo. Uma mulher de bobs na cabeça. Você escolhe.

POR QUE DIZEMOS "SAÚDE" QUANDO ALGUÉM ESPIRRA?

Quem nunca disparou um “Saúde!” a alguém que acabou de espirrar? O costume, feito quase que de forma automática por algumas pessoas, é uma realidade na maior parte do mundo. Os hindus dizem "Viva!" ou "Viva bem!”, os russos dizem "Seja saudável", os chineses dizem "Que você viva 100 anos!", e por aí vai.

Como sabemos, o espirro pode ser um dos sintomas de algumas doenças respiratórias. Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio, por que não dizemos “Saúde!” a uma pessoa que acabou de tossir.

Na verdade, a mania é mais antiga do que se possa imaginar. Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que o hábito tenha surgido a partir de superstições ancestrais. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para que seu espírito não fosse tocado por algum espírito do mal. Outros pensavam o coração parava momentaneamente durante o espirro, assim, a palavra serviria como uma espécie de “boas-vindas” à pessoa de volta à vida.

Minha avó diz: não é saúde, é gripe!!!

CIDADES COM NOMES ESQUISITOS:

Onde fica Pão de Açúcar? Errou quem disse no Rio de Janeiro. A cidade de Pão de Açúcar fica em Alagoas. E Nova Iorque? Se você disse Maranhão acertou.

É, a originalidade brasileira que está presente até os nomes das cidades e localidades espalhadas pelo território nacional. Afinal, nomes como Alô Brasil (Mato Grosso), Mata Pais (SP), Trombudo Central (SC), Naque-Nanuque (Minas Gerais), Tanque D'Arca (Alagoas), Gado Bravo (Pernambuco), só podem ser atribuídos à criatividade tupiniquim.

E como definir quem nasce em Veado Velho (Ceará), Muitos Capões (RS), Brejo das Freiras (Paraíba), Fartura (SP), Almoço (PE). Sem dúvida, o Brasil é um prato feito para quem busca nomes curiosos.

EX: Ao pedir uma informação no Maranhão para saber como chegar ao Rio Grande do Sul você poderá receber a seguinte orientação: "O senhor pega a estrada em Arranca (Maranhão), vai até Pugmil (Tocantins), daí segue até Afligídios (Bahia), de lá corte caminho por Facão (MG), siga até Arco Íris (SP), tome a direita rumo a esquina do Céu Azul (PR), dobre e pegue a estrada para Xanxerê (SC). Quando o senhor chegar a Não Me Toque já estará no Rio Grande do Sul”.

Outros nomes de cidade:
Pela - Jegue (Bahia), O cara (Ceará) Buenos Aires (Pernambuco), cidades no Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Lagoa dos Gatos, Albuquerque Né, Tacaimbó, Cabrobró, exu, cafundó, Cangaçeirópolis, Otariópolis (SP), Cabeça Chata do Sul (Pernambuco), Anta Gorda (RS), Pindamandápiu (Goiás), Peitudos (Minas Gerais).



hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

CURIOSIDADES VARIADAS:

Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.

Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora. (Não tente isso em casa; talvez no trabalho!)

A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.

O bagre (peixe) tem mais de 27 000 papilas gustativas. (O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)

As borboletas sentem o gosto com os pés.

O músculo mais forte do corpo é a língua.

Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.(E é melhor que seja assim!)

A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra. (E alguém foi pago para descobrir isso?!) Estrelas-do-mar não têm cérebros. (Conheço gente assim também)

Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.

Ursos polares são canhotos. (Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais?).

Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café. (parece não valer a pena...)

Se você der um pum constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica. (...agora sim!)

COMO SE DEFENDER DE UM CÃO FEROZ?

O ideal é evitar o confronto corpo a corpo. Se encontrar um cachorro brabo, jamais olhe nos olhos deles, porque ele interpreta isso como um desafio. Só no estado de são Paulo são notificados cerca de 130 mil acidentes com animais por ano, os cães são os principais agressivos responsáveis por 85% dos ataques. Além dos ferimentos provocados pelas mordidas, que podem ser fatais, existe o risco de transmissão de raiva, doença que se não for tratada a tempo, também pode levar à morte. Algumas cidades brasileiras já seguiram exemplos de países como a Inglaterra, criando leis que obrigam que raças mais perigosas usem focinheira em alguns lugares públicos. Em Curitiba a medida vale para a raça Pastor Alemão, Fila, Rotweiller, Dobermann, Mastim Napolitano, American Stafordshire, Pitbul e Bullterrier, e qualquer outro cão com mais de 20 quilos. Em Belo Horizonte, a obrigatoriedade e só para Pitbull. Mas o que pode provocar um ataque desses? Existem vários motivos: instinto de liderança, treinamento, medo, precação, sofrimento, brincadeira, defesa de prole ou mesmo de objetos. Crianças e profissionais como carteiro, lixeiro, leituristas de consumo elétrico, água e gás, costumam ser as vitimas preferenciais. Mas o próprio dono ou qualquer pedestre que estiver passando perto também podem ser atacados.

COMO RECONHECER UM CÃO SUSPEITO?

1) O animal mostra os dentes e pode rosnar ou latir nervosamente.
2) Os pelos da nuca e do dorso ficam eriçados.
3) As orelhas ficam erguidas ou voltadas para frente.
4) A postura é rígida, os membros se mantêm afastados e o dorso permanece encurvado.

PARA TENTAR EVITAR O ATAQUE:

1) Ao perceber que o cachorro esta lhe observando, pare e abaixe a cabeça. Não olhe diretamente para os olhos do animal, pois essa atitude é como um desafio para o cão.
2) Não faça movimentos bruscos. Ande de vagar para trás, sem dar as costas para o cão.
3) Quando estiver a pelo menos dois metros de distancia, tente subir em uma árvore, num carro ou no muro de uma casa.

SE O ATAQUE FOR INEVITAVEL:

Fique em posição fetal, usando as mãos e os braços para proteger a cabeça e o pescoço. O cão pode considerar isso um sinal de submissão e reduzir a intensidade das mordidas. Permaneça imóvel até chegar ajuda.

COMO AGIR APÓS A MORDIDA:

1) Cuide imediatamente do ferimento, lavando-o com água e sabão e aplicando anti-sépticos.
2) Procure um serviço medico para a avaliação dos ferimentos.
3) Tente descobrir se o cachorro tem dono e qual é o endereço.
4) Mantenha o animal controlado para observação clinica por dez dias, a contar da data do acidente.

OS MAIS PERIGOSOS – SEIS RAÇAS QUE DEVEM SER EVITADAS DE LONGE:

FILA BRASILEIRO – É uma mistura dos pastores da raça Mastiff, Bulldog e Bloodhound, trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Tem uma aversão natural a pessoas estranhas.

ROTWEILLER – São considerados cães de um dono só e raramente mostram simpatia para com estranhos. Já eram usados pelas legiões romanas para vigiar rebanhos e puxar carroças.

PASTOR ALEMÃO – Ágil e muito inteligente, é considerado o cão mais popular do mundo. Na primeira guerra mundial, era usado pelos alemães para descobrir esconderijos inimigos.

DOBERMANN – Criado especialmente para cuidar o dono e atacar estranhos, podem ser muito agressivos. É perigoso tanto pela rapidez com que ataca quanto pela força da mordida.

PITBULL – Seu espírito briguento e sua tremenda força física o tornam um dos mais amedrontadores, não é para menos: sua origem são os antigos cães de guerra e de briga da era romana.

BULL TERRIER – Cruzamento das raças Bulldog, Old English Terrier e Spanish Pointer, criado para participar de rinhas de luta. Pode ficar horas com o oponente preso em suas mandíbulas.

QUAL É O ESTADO FÍSICO DO VIDRO?

- Os cientistas classificam o vidro como um sólido amorfo, sem forma - algo como um sólido quase líquido, um meio-termo entre esses dois estados físicos. É a mesma categoria do plástico, por exemplo. A diferença principal entre a solidez de um pote de vidro e a dos chamados sólidos perfeitos é a organização das moléculas que compõem cada um desses objetos. Em uma barra de ferro ou um pedaço de madeira, as moléculas aparecem impecavelmente ordenadas. Para visualizar isso, imagine-se em um metrô lotado. Ao entrar no vagão, todo mundo acaba apertado na mesma posição durante a viagem inteira, e a quantidade de passageiros em cada metrô quadrado é semelhante. Com as moléculas acontece à mesma coisa. Se elas estão juntinhas e a força que as une é grande, elas acabam se ordenando da forma mais regular possível, em um tipo de arranjo que os físicos chamam de cristalinos.

BAGUNÇA SEMI-LIQUIDA

O vidro tem moléculas mais distantes e ligadas de maneira bagunçada. É uma estrutura semelhante à dos líquidos, com a diferença que o vidro não reúne propriedades essenciais para ser considerado um deles, como ganhar a forma do recipiente em que é colocado, por exemplo.

DUREZA CRISTALINA

Em um objeto sólido perfeito, como uma colher de metal, as moléculas estão bem próximas umas das outras e aparecem perfeitamente ordenadas. A força que as une é grande e as ligações entre elas constituem arranjos que sempre têm a mesma forma geométrica.

A BANDEIRA AMERICANA QUE FINCARAM NA LUA AINDA ESTA LÁ?

Para começar, é importante saber que os americanos não deixaram apenas uma, mas um total de seis bandeiras na Lua. O mais provável é que todas ainda estejam intactas nos mesmos lugares em que foram fincadas, entre 1969 e 1972. Pode ser que alguma delas tenha sido destruída por um asteróide ou arrancada durante a decolagem de um dos módulos lunares. Mas, por enquanto, não há indício de que qualquer acidente tenha ocorrido. As bandeiras, aliás, alimentam boatos que enchem a mente de quem até hoje desconfia que o homem de fato pisou na Lua. Quando a primeira flâmula foi fincada, pelos astronautas Buzz Aldrin e Neil Armstrong, a bandeira pareceu tremular por alguns instantes - o que jamais poderia acontecer, porque a Lua não tem vento. Segundo a Nasa, a explicação é bem simples: quando a bandeira foi esticada, sobraram vincos da dobra original, dando a impressão de que o pavilhão se movimentava com as supostas rajadas. Pouca gente sabe, mas, além dos símbolos americanos, um distintivo da União Soviética foi deixado no satélite em 1959, levado por uma missão não-tripulada, a Luna 2. É quase certo que o símbolo permaneça até hoje por lá, grudado na nave abandonada.

QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS ESPERTOS?

É difícil determinar isso, já que não dá para comparar as diversas espécies de animais em relação a um único tipo de inteligência, Cada animal tem a capacidade de aprender o que precisa para resolver os problemas de sua sobrevivência e de sua reprodução. Também não é certo afirmar que a capacidade de aprender está associada exclusivamente ao tamanho do cérebro. Se fosse assim, as baleias seriam os animais mais espertos do planeta, o que não é verdade. Mesmo com essas dificuldades de comparação, é possível listar pelo menos alguns bichos que se destacam se tomarmos a inteligência humana como referência. Um bom exemplo são os bonobos, espécie de chimpanzé encontrada no Congo, que têm uma capacidade de aprendizado bastante desenvolvida, Eles são capazes de formar conceitos, adquirir símbolos abstratos para a comunicação e resolver problemas.

Quarteto fantástico – seres que impressionam por diferentes capacidades de aprendizado

Cachorros - Eles são capazes de guiar pessoas cegas, controlar rebanhos, atender a comandos diversos e desempenhar com perfeição números de malabarismo no circo, como é o caso dos poodles, más A raça campeã foi a Border Collie, das ilhas britânicas é especializadas no pastoreio de ovelhas. Para os especialistas, esses comportamentos nascem da alta capacidade de aprendizagem baseada no processo de tentativa de erro.

Chimpanzés - Estes primatas (Pan troglodites) usam ferramentas, como pedras e pedaços de galho, para quebrar cocos, e gravetos para capturar formigas. Além disso, usam estratégias em conjunto na hora de caçar e socialmente apresentam uma rede complexa de relacionamentos.

Golfinhos - Cientistas descobriram recentemente que os golfinhos têm uma capacidade que até pouco tempo se acreditava ser exclusiva dos homens: reconhecer sua imagem num espelho. A experiência foi realizada num aquário de Nova York com uma dupla de golfinhos, da espécie Tursiops Truncatus.

Elefantes - Os elefantes são capazes de emitir mais de 75 tipos de som em diferentes ocasiões. A manada é liderada pela fêmea mais velha, que decide o destino do grupo. No caso de a região onde habitam sofrer com a falta de água, é ela quem determina que caminho seguir.

COMO FUNCIONA UMA EMISSORA DE RADIO?

A estrutura de uma emissora de radio é simples: bastam Microfones, 1 ou + computadores, mesa de som, transmissor, antena, receptor e um bocado de conhecimento de física pra saber como tudo funciona. É na física que esta a resposta para fazem um som se propagar através de ondas eletromagnéticas pelo ar. Muita gente perseguia essa idéia no fim do século 19: quem arranjasse um meio de substituir os telégrafos e cabos para mandar mensagens ficaria rico. Em uma outra radio uma pessoa consegui fazem o som ser transmitido por um receptor sem o auxilio de fios e é considerado o inventor do rádio. Hoje a tecnologia não é usada só para transmitir músicas nas mais de 7 mil estações de rádio oficiais no Brasil, mas também é a base para o funcionamento de vários apetrechos, de celulares a controles remotos.

COMO UMA ONDA NO AR

Ao sair da emissora o som se propaga como uma onda ate chegar ao seu rádio.
1. o estúdio de uma emissora de radio é acusticamente isolado, geralmente com uma espuma, que barra a entrada de ruídos externos. Aqui nos estúdio de uma radio o locutor fala ao microfone, que é um “transdutor”: recebe a vibração da voz em ondas mecânicas e as converte em corrente elétrica.

2. o microfone é ligado a uma mesa de som assim como o tocador de CD, MP3 ou o computador, onde ficam armazenados comerciais, efeitos sonoros, vinhetas e claro as músicas, a função da mesa de som é unir esses sons aos outros, como as ligações telefônicas dos ouvintes e fazer a peneira do que vai ao ar.

3. o sinal em forma de impulsos elétricos que sai da mesa de som é fraco, por isso ele passa por um amplificador, que aumenta a intensidade da corrente elétrica por meio de um circuito eletrônico. Essa amplificação pode ser de centenas ou milhares de vezes, dependendo da área atingida.

4. no alto da emissora fica a antena. Lá, é mais fácil evitar que o sinal seja interrompido por prédio ou acidentes geográficos, ela recebe os sinais elétricos e os transforma em ondas eletromagnéticas. Cada antena emite dois tipos de sinais juntos: a onda portadora, que leva a freqüência da radio, e a corrente ampliada, que contêm o som.

5. esses sinais chegam ao receptor, ou seja, o seu aparelho de som. Quando mexemos no dial, um circuito interno faz com que a antena do aparelho oscile de acordo com cada estação. Os alto-falantes, então, convertem as ondas elétricas em vibrações mecânicas, que são o som propriamente dito.

SINTONIA FINA

O que significa os números do dial? No Brasil a freqüência das estações de radio FM começa no 88,1 MHz e vai até a faixa de 108 MHz. Cada emissora é separada por pelo menos 200 KHZ. Nas estações de radio AM vai de 520 a 1610 kHz, com intervalo de 10 KHZ. Assim, há um numero limitado de vagas para emissoras. As rádios piratas que não tem concessão do governo atuam invadindo a freqüência de outras emissoras. Elas conseguem fazer isto porque, mesmo usando antenas ruins, transmitem em grande potencia, o que faz com que alguém que estiver passando próximo ao transmissor pegue o sinal por acidente.

RADIO DIGITAL

O sistema usa satélites em vez de antenas de transmissão. Nos estados unidos, desde 2002 já operam rádios totalmente digitais. O sinal não vem de uma antena de transmissão, más de satélites. A emissora XM tem dois deles: o Rock e o Roll, a 35 mil quilômetros da terra. O radio que recebe o sinal tem que ser preparado para decodificar as informações e mostra na tela de dados como o álbum e estilo do artista. Mas é preciso pagar assinatura como uma TV a cabo.

QUAL O SIGNIFICADO DAS ESTRELAS NOS UNIFORMES DOS TIMES BRASILEIROS?

No Brasil essas estrelas não têm um significado único. Os times as colocam nos uniformes pelos mais variados motivos. Quase sempre elas são usadas para lembrar grandes títulos conquistados, mas também existem aquelas que marcam a data de fundação do clube e até mesmo as que prestam homenagens a atletas de outros esportes. Para confundir ainda mais as coisas, alguns times colocam estrelas em seus uniformes num ano e no outro as retiram, sem dar maiores explicações ao torcedor. Essa falta de critérios que existe aqui no Brasil é bem diferente do que ocorre na Itália, por exemplo. Lá, os times só podem exibir uma Stella D’ oro ("estrela dourada") acima dos escudos quando conquistam dez campeonatos nacionais - honra alcançada por apenas três clubes até hoje: Internazionale que tem 13 títulos, Milan 16, e Juventus, o único a usar duas estrelas, pois possui 26 títulos.

Grêmio - A estrela de bronze representa os campeonatos brasileiros de 1981 e 1996. A prateada lembra os títulos da Taça Libertadores, em 1983 e 1995. Por fim, a dourada é pelo Mundial Interclubes de 1983. O clube tem ainda uma estrela solitária na sua bandeira, em homenagem ao gremista Everaldo, campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1970 e que morreu num acidente de carro em 1974.



Internacional - O tradicional clube gaúcho já ganhou o Campeonato Brasileiro por três vezes: em 1975, 1976 e 1979. Também levou a taça da Copa do Brasil disputada em 1992. São essas quatro grandes glórias no futebol nacional que são saudadas pela constelação de estrelas douradas acima do escudo do Internacional.

QUAL É O LOCAL MAIS SECO DO PLANETA?

É o deserto do Atacama, no Chile. Nele, cidades como Iquique e Antofagasta só vêem chuva forte uma ou duas vezes por século! No município de Arica, um dos mais secos do deserto, a média de chuvas não ultrapassa 0,5 milímetro por ano, Para efeito de comparação, uma tempestade normal no Rio de Janeiro faz cair 10 milímetros em apenas uma hora. A explicação principal para a aridez do Atacama é que naquela região é praticamente impossível haver a formação de nuvens de tempestades. A leste do deserto, os quase 5 mil metros de altura da cordilheira dos Andes barram a chegada do vapor de água que vem da Amazônia.
eu que não queria morar lá!!!


más deve te picole pra vende, se tem é caro porque seria uma coisa muito boa, afinal tudo o que é bom é caro. AFF!!!

E QUAL É O LOCAL MAIS ÚMIDO DO PLANETA?

É a cidade de Mausinram, no nordeste da Índia, que fica em um estado chamado Megalaia, cujo nome quer dizer literalmente "morada das nuvens" no idioma hindi. Lá, a média anual de chuvas chega a 11 873 milímetros, seis vezes mais do que a úmida Manaus (AM), por exemplo. O curioso é que toda essa água costuma cair apenas num período do ano, entre junho e setembro. A explicação para essa concentração são as chamadas monções, fenômeno climático que atinge sul e sudeste asiáticos. Durante o verão (que acontece no meio do ano na Índia), os ventos que sopram do oceano trazem para o continente uma massa de ar quente e úmido, descarregando chuvas torrenciais. No inverno, os ventos atuam no sentido contrário, reduzindo as precipitações.

É AMIGO... É EPOCA DE ELEIÇÃO...



É NESSE QUE EU VOTO!! /\

FRASES PARA REFLETIR A VIDA!!!!!!!!!!!!

Deus, porque eu tenho que gastar 2 horas do domingo na igreja ouvindo as diferentes maneiras que irei para o inferno?

Eu não sou Deus. Deus tem barba branca e escreveu o Código da Vinci.

Muito bem Cérebro, não gosta de mim e eu não gosto de você. Mas vamos logo acabar com isso e eu vou poder voltar a matá-lo com água com gás.

Por favor, seu alienígena, não me leve! Eu tenho mãe pai e toda uma família. Leve eles!

Você sabe que eu não me impressiono fácil... OLHA LÁ UM CARRO AZUL!

Na vida existem 3 jeitos de se fazer às coisas, o jeito certo, o errado e o meu jeito.

Quero sair desse mundo da forma em que vim: sujo, berrando e arrancado da mulher que amo.

Eu não sabia que futebol era futebol, achava que se chamava totó humano.

Ontem eu mudei a vida de umas pessoas, agora sei como deus se sente.

Eu não quero que nenhum filho meu seja engraxate em pleno século 20!

Se minhas paredes falassem..... Todos pagariam para ver minhas incríveis paredes falantes.

Não vamos entrar em pânico.Vou conseguir dinheiro vendendo um de meus fígados. Posso viver com um só.

Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito!

A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!

Tentar é o primeiro passo rumo ao fracasso

lembre-se, se algo der errado, culpe o cara que não sabe falar português!

Bem, ele pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que ele não pode comprar... Um dinossauro!

Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman.

Álcool... A causa e solução de todos os problemas.

Cala a boca Pensamento, ou te enfio uma faca.

É melhor ver coisas do que fazer

Qual é a origem da expressão "fazer uma vaquinha"?

Tudo indica que ela tenha sido criada pela torcida do time de futebol do Vasco, durante a década de 20. Na época, os fãs do clube carioca adotaram uma tática bastante eficiente para estimular os jogadores em campo. A cada resultado positivo, os atletas recebiam um prêmio em dinheiro arrecadado pelos torcedores. O valor dependia do placar e era inspirado em números do jogo do bicho. Um empate, por exemplo, valia "um cachorro", que corresponde ao número 5 no bicho. Nesse caso, os boleiros embolsavam 5 mil réis. Uma vitória comum geralmente rendia "um coelho", o número 10 no jogo, ou o equivalente a 10 mil réis. Mas a recompensa mais cobiçada era justamente "uma vaca", o número 25 - ou seja, nada menos que 25 mil réis, pagos somente em vitórias históricas ou em conquistas de títulos. Com o tempo, a expressão "fazer uma vaca", ou "fazer uma vaquinha" passou a ser usada sempre que um grupo de pessoas rachava uma despesa comum. Décadas depois, a palavra "vaca" ou "vaquinha" também foi usada para apelidar as cédulas de 100 cruzeiros.