segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MANGA COM LEITE REALMENTE FAZ MAL?


Que nada, só faz bem. A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje. Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.

Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.

POR QUE A LUA TEM TANTAS CRATERAS?


Ao contrário da Terra, ela não possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem à sua superfície. Resultado: esses corpos celestes acabam atingindo o solo lunar com força total, causando buracos que variam conforme a dimensão e a forma de cada um. A maioria das grandes crateras da Lua foi formada por uma tremenda chuva de meteoros ocorrida há cerca de quatro bilhões de anos, que atingiu todo o Sistema Solar. "Foi tamanho o fenômeno que deixou as luas de Júpiter e Saturno com os mesmos tipos de marcas", diz o astrônomo Augusto de Minelli, da USP. A maior parte das crateras da Lua fica em sua face oculta, pois a Terra atraiu os meteoros que iriam atingir a face visível. Nosso planeta também foi golpeado, mas a atmosfera brecou ou destruiu por atrito muitos dos fragmentos - daí o nosso número reduzido de crateras. Na Terra, temos ainda a chuva e o vento para jogar terra dentro dos buracos até tapa-los.
Na Lua não há nenhum desses fenômenos e eles permanecem intactos. Por isso, até as micro partículas cósmicas que atingem sua superfície acabam formando orifícios com menos de 1 mm de diâmetro, obviamente invisíveis para o olho humano. A rotação da Lua sobre seu próprio eixo e sua translação ao redor da Terra tem a mesma duração. O efeito dessa sincronia, para um observador terrestre, é como se a Lua estivesse parada - por isso, enxergamos sempre à mesma face lunar

POR QUE O LEITE SOBE QUANDO FERVE?


Para começo de conversa, é preciso entender uma característica básica do leite. Ele não é apenas um líquido, como a água, e sim uma composição orgânica que também contém sais minerais, gordura, proteínas e açúcar (a famigerada lactose, que o organismo de muitos adultos não tolera). Ao serem aquecidas, a gordura e as proteínas tendem a subir para a superfície do leite, formando uma película. Isso ocorre antes de a água presente no leite ferver. Quando isso acontece, a água começa a borbulhar e as bolhas de vapor empurram a tal película para fora e o leite passa a espumar. Todo mundo sabe que, se apagar o fogo, o processo é paralisado instantaneamente. "Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria", diz Paulo César Queiroga, gerente industrial de uma fábrica de laticínios. O que sobra na superfície é a popular nata: a gordura do leite.


Gordura e proteína do leite criam película que provoca o transbordamento.


1 - Quando o leite é aquecido, a gordura e as proteínas sobem para a superfície, formando uma película.

2 - Quando a água contida no leite começa a ferver, as bolhas de vapor empurram a película para fora, formando a espuma que transborda.

EXISTIU REALMENTE O "TIO SAM", QUE SIMBOLIZA OS ESTADOS UNIDOS?


Existiu. Ele se chamava Samuel Wilson (1766-1854) e tinha o apelido de Uncle (tio) Sam. Wilson era um comerciante que fornecia carne para o exército dos Estados Unidos. Como as embalagens vinham com as iniciais U.S. (de United States), os soldados diziam que as letras significavam Uncle Sam. A brincadeira se espalhou e o governo aproveitou para fazer uma caricatura do personagem, que passou a representar os Estados Unidos. "Ele era usado como símbolo da expansão americana, incentivando o nacionalismo", diz o historiador Sérgio Augusto Queiroz Norte, da Unesp. Tio Sam ganhou fama internacional na Primeira Guerra Mundial, quando foi criado o célebre cartaz com a frase I Want You (Quero você), chamando os jovens para se alistar. Em 1961, o Congresso americano oficializou a expressão Tio Sam como símbolo nacional.

É VERDADE QUE OS CÃES ATACAM QUANDO NÓS MOSTRAMOS TER MEDO DELE?


Por ter uma visão apurada, o cão percebe mudanças no movimento de uma pessoa assustada. "O animal descende do lobo e dele herdou o instinto da caça. Se alguém começa a andar furtivamente ou com uma postura submissa, ele logo identifica uma presa fácil. O mesmo acontece quando a pessoa corre. Nem sempre o cão persegue a vítima com o objetivo de atacar. Muitas vezes só quer espantá-la e mostrar quem manda no território", diz a veterinária Hanellori Fuchs, da Universidade de São Paulo. O problema é que, quando alguém está com medo do animal, costuma fazer movimentos bruscos, como levantar a mão. Esse gesto de defesa da pessoa é entendido como um ataque pelo cão e pode levá-lo a avançar.

QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO OU A GALINHA?


Todo mundo sabe que os répteis já botavam ovos muito antes de existirem pássaros. Mesmo assim, essa questão continua extremamente polêmica. Segundo a lei da evolução das espécies, formulada por Darwin, todos os organismos se originam de outros mais primitivos por meio de mutações genéticas. Apoiado nessa teoria, Décio Altimari, geneticista da Santa Casa de São Paulo, afirma: "A galinha, tal como a conhecemos, teve de surgir antes que pudesse pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um animal menos evoluído, provavelmente também uma ave. Somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir”.

Já Francisco Mauro Fauzano, geneticista do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acredita na hipótese contrária, porque a galinha não teria como botar seu primeiro ovo sem ter nascido de um. "Os ancestrais da galinha sofreram mutações a partir de modificações genéticas. Essas mutações alteraram as células germinativas, daí tais ancestrais botaram ovos que deram origem a um novo ser: a galinha", diz ele.

SE A TEMPERATURA DO NOSSO CORPO É DE 36,5 ºC, POR QUE SENTIMOS CALOR NUM DIA DE 30 ºC?


Porque nosso corpo tem um mecanismo preventivo para evitar, digamos, um superaquecimento. A coisa funciona assim: o controle da temperatura corpórea é feito pelo balanço entre a quantidade de calor que o organismo produz e a quantidade que ele perde. "Os principais ganhos são o calor gerado pelo simples funcionamento do nosso metabolismo e por fatores ambientais como, por exemplo, a exposição à radiação solar", diz o fisiologista José Guilherme Chaui-Berlinck, da USP. Já as perdas ocorrem principalmente pela diferença de temperatura em relação ao ambiente. "A temperatura ambiente ao redor de 22 ou 24 ºC é aquela na qual a perda de calor praticamente empata com o calor gerado pelo metabolismo", afirma o fisiologista. Num dia muito ensolarado, com os termômetros batendo na casa dos 30 ºC, esse equilíbrio acaba. Apesar de nossa temperatura interna ainda ser mais elevada, a gente passa a perder menos calor para o ambiente. Resultado: o organismo aciona alguns mecanismos para aumentar essa perda, como a produção de suor e uma redução no ritmo do metabolismo. Tudo para evitar que o calor se acumule internamente, o que poderia levar a temperatura corpórea a ultrapassar os saudáveis 37 ºC.

EXISTE ALGUMA RAÇA DE CACHORRO QUE NÃO LATE?


Sim! Os cães da raça Basenji emitem um monte de sons estranhos, de uivos a grunhidos, mas latir que é bom...
O motivo pra isso ainda é um mistério, mas uma das teorias é que, no Egito antigo - de onde ele seria originário - o basenji era usado como cão de caça. Nessa função, quanto mais silencioso o cão fosse, mais eficiente ele seria para se aproximar das presas. Daí para a espécie "desaprender" a latir, só foi necessário o processo evolutivo, no qual teriam predominado os indivíduos mais quietinhos. Outra curiosidade estranha sobre a raça é sua mania de se lamber, como fazem os gatos... Segundo a criadora Helena Coragem, dona do canil Baktaran, em Brasília, o Basenji é um cachorro dócil e que adora crianças. "Mas também é muito bagunceiro, principalmente quando ainda é jovem", diz Helena. Outra característica da raça é a pelagem curta e as orelhas avantajadas e eretas, que dão ao cão uma permanente posição de "sentido”!

PRA ONDE VÃO OS ARQUIVOS APAGADOS DO COMPUTADOR?



Para lugar nenhum, a princípio. Porque, quando você dá um "delete" em um arquivo, você deixa de saber onde o dito-cujo está, mas ele continua salvo no disco rígido. Para entender melhor, imagine que a memória do computador é uma cidade e cada arquivo ocupa uma casa. Quando você acessa um arquivo, é como se o carteiro encontrasse uma casa e tocasse a campainha para entregar algo para o morador. Se o arquivo tiver sido deletado, é como se o sujeito habitasse a casa e ninguém soubesse seu endereço - ele está lá, mas não pode ser encontrado. Portanto, o arquivo só vai desaparecer mesmo quando outro arquivo for salvo na "casa" ocupada secretamente pelo arquivo apagado. Então, se você tiver apagado algo importante do seu computador, pare de usá-lo imediatamente e não salve mais nenhum arquivo novo. Porque, enquanto não for substituído, o arquivo pode ser recuperado. Existem programas especiais que conseguem recuperar arquivos apagados rastreando seu disco rígido justamente em busca desses dados "sem endereço”.

QUAIS SÃO AS PRAIAS MAIS SUJAS DO BRASIL?


Não existe um ranking que compare o nível de poluição das praias do país inteiro e, mesmo juntando os resultados das medições de cada estado litorâneo, é impossível chegar a um quadro nacional porque os estados não usam os mesmos parâmetros de medição. Além disso, as condições das praias mudam bastante de uma semana para outra. Por isso, o que os órgãos estaduais de controle ambiental costumam fazer é avaliar quantas vezes em um certo período as praias ofereceram condições impróprias para o banho. Todos seguem os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que considera imprópria a praia que apresentar pelo menos 2 500 coliformes fecais ou 2 mil Escherichia coli (um tipo de bactéria) ou 400 enterococos (outra bactéria) em cada 100 ml de água. O problema é que alguns estados se guiam apenas pelo número de coliformes, outros pela quantidade de E. coli ou mesmo por uma mistura de todos eles. Por isso, aqui ao lado, mostramos quais são as praias mais trash em cada estado, sem compará-las.

domingo, 26 de outubro de 2008

QUAL É A MAIOR CAVERNA DO MUNDO?


É o sistema Mammoth Cave, com uma extensão de quase 580 quilômetros. Isso é
o que foi mapeado até agora - pode ser que ela seja ainda maior. Situada no estado americano de Kentucky, a caverna recebeu o nome de "mamute" justamente por causa do tamanho. Em torno do complexo foi construído um parque nacional para preservar e, claro, tirar proveito da beleza natural. No parque, o visitante pode fazer passeios, como o histórico e o "selvagem", a partir de 5 dólares, bem como acampar, reservar quartos no hotel e comprar lembrancinhas. As cavernas são formadas principalmente pela dissolução das rochas calcárias pela água da chuva e dos rios. Esse processo demora entre 10 mil e 10 milhões de anos. Segundo a União Internacional de Espeleologia (ciência que estuda as cavernas), pode-se considerar que um buraco merece o nome de caverna quando é uma cavidade natural acessível ao homem, com mais de 10 metros de comprimento.