domingo, 7 de setembro de 2008

QUAL O SIGNIFICADO DAS ESTRELAS NOS UNIFORMES DOS TIMES BRASILEIROS?

No Brasil essas estrelas não têm um significado único. Os times as colocam nos uniformes pelos mais variados motivos. Quase sempre elas são usadas para lembrar grandes títulos conquistados, mas também existem aquelas que marcam a data de fundação do clube e até mesmo as que prestam homenagens a atletas de outros esportes. Para confundir ainda mais as coisas, alguns times colocam estrelas em seus uniformes num ano e no outro as retiram, sem dar maiores explicações ao torcedor. Essa falta de critérios que existe aqui no Brasil é bem diferente do que ocorre na Itália, por exemplo. Lá, os times só podem exibir uma Stella D’ oro ("estrela dourada") acima dos escudos quando conquistam dez campeonatos nacionais - honra alcançada por apenas três clubes até hoje: Internazionale que tem 13 títulos, Milan 16, e Juventus, o único a usar duas estrelas, pois possui 26 títulos.

Grêmio - A estrela de bronze representa os campeonatos brasileiros de 1981 e 1996. A prateada lembra os títulos da Taça Libertadores, em 1983 e 1995. Por fim, a dourada é pelo Mundial Interclubes de 1983. O clube tem ainda uma estrela solitária na sua bandeira, em homenagem ao gremista Everaldo, campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1970 e que morreu num acidente de carro em 1974.



Internacional - O tradicional clube gaúcho já ganhou o Campeonato Brasileiro por três vezes: em 1975, 1976 e 1979. Também levou a taça da Copa do Brasil disputada em 1992. São essas quatro grandes glórias no futebol nacional que são saudadas pela constelação de estrelas douradas acima do escudo do Internacional.

Nenhum comentário: