domingo, 19 de outubro de 2008

QUAIS OS MAIORES LAGOS DO MUNDO?

O maior é, de longe, o mar Cáspio, que possui quase 400 mil km2, tamanho que supera o território do Japão. Ué, mas ele é um lago? Pois é, isso gera polêmica entre os geólogos, mas, apesar do nome, a maior parte deles classifica o mar Cáspio como lago. É que ele não tem conexões com os oceanos e não despeja suas águas em nenhum outro lago, rio ou curso de água. Na verdade, não existe um critério para definir com exatidão a diferença, por exemplo, entre um lago e uma lagoa. Mas, em geral, os geólogos consideram um lago um bloco de água que ocupa uma grande superfície continental.

Veja os cinco maiores lagos do mundo:

1- Mar Cáspio

Onde fica: na divisa de Rússia, Irã, Cazaquistão, Turcomenistão e Azerbaijão.

Área: 386.400Km²

Sua área é tão grande que percorre três diferentes zonas climáticas do planeta, sendo que, no inverno, a água da parte mais ao norte congela completamente. O Cáspio é o maior corpo de água salgada dentro de uma área continental e possui cerca de 50 ilhas.


2- Lago Vitória

Onde fica: Divisa de Tanzânia, Uganda e Quênia.

Área: 69.400Km²

O maior lago da África é cercado por uma das partes mais populosas do continente. As pessoas se concentram nas bordas dele para aproveitar as águas doces com centenas de espécies de peixes.ao longo de sua extensão, o lago Vitória abastece duas usinas Hidrelétricas.


3- lago Tanganica

Onde fica: Divisa de Burandi, Congo, Tanzânia e Zâmbia.

Área: 32.900Km²

O segundo maior lago africano é também o segundo lago mais profundo do mundo – com até 1.470 metros de profundidade, ele só fica atrás do lago Baikal, na Rússia que tem 1.940 metros de profundidade. O tanganica é freqüentado por uma fauna variada, de hipopótamos e crocodilos a várias espécies de aves.


4- Lago Michigan-Huron

Onde fica: Divisa de EUA e Canadá

Área: 117.300Km²

Dividido por um estreito canal o lago Michigan e o Huron, é na prática, um lago só. Devido a grande extensão, ao ser descoberto eles foram batizados com dois nomes diferentes. Só mais tarde descobriu-se a ligação entre ambos, más os nomes históricos foram mantidos.



5- Lago Superior

Onde fica: EUA

Área: 82.100Km²

Assim como o lago Michigan-Huron, o lago Superior faz parte dos chamados grandes lagos americanos – que reúnem ainda o lago Erie e o lago Ontaro. O lago Superior recebe água de mais de 200 rios e uma de suas ilhas, a Isle Royale, é tão grande que virou um parque nacional.


Então fica em 1ºlugar o lago Cáspio com 386.400Km², em 2º lugar o lago Michigan-Huron com 117.300Km², em 3º lugar o lago Superior com 82.100Km², em 4º lugar o lago Vitória com 69.400Km² e em 5º lugar o lago Tanganica com 32.900Km².

Nenhum comentário: